Minha mulher, ontem, deu o grito de liberdade: Botafogo X Independiente de Santa Fé, não! Claro, nem eu queria assistir àquilo, mas é meio automático. Eu sempre acabo nos canais de esporte para dar uma bizoiada. E lá estava o Botafogo jogando, com o time misto, uma partida da Copa Sulamirandamericana, o torneio mais sem-graça ever.
Os caras não aprenderam com aquele fiasco da Copa Mercosul, né? É, mas outro dia meu amigo Lindomar disse uma verdade. Outro dia, nos meus tempos pré-regime, quando eu bebia a minha cervejinha tranquilamente (nem me lembro direito quando foi isso, talvez umas duas semanas atrás) Lindomar, ao me ouvir criticar a Copa Sulamirandamericana, disse:
- Não, meu cumpadre. É importante essa porra, pra denunciar a qualidade do futebol por aqui. Foi o que sobrou, amigo. Jogador vai tudo pras Zoropa e Ásia e pra qualquer canto e não quer ficar na Ameriquinha.
É mesmo. Só ver o apanhado da Argentina que jogou contra o Brasil na quarta-feira. Deus me livre. Dizem, o último craque a sair que apague a luz do aeroporto. Por isso, tanta gente desesperada aderiu à campanha "Fica, Neymar". E o Neymar vai ficando, ganhando uma milha por mês, como o rei da cocada preta, um mico-leão-dourado nos gramados brasileiros. Lá no Real Madrid ele será mais um, no Barcelona, no Manchester, no Chelsea, na Inter, no Milan, nas Zoropa como um todo, será mais um.
Aqui Neymar é o cara. Lá ele é um cara e não adianta cair desse jeito, porque árbitro europeu, para apitar falta, nego tem que ser quase atirado pra fora do campo. E não tem moleza. Veio a peso de ouro, tem que mostrar serviço. Se bobear, primeiro vai pro banco; depois, nem é relacionado; finalmente, é emprestado pra algum time pequeno da Espanha, França ou Portugal.
Alguns, como Ronaldo Rolha de Poço Nazário Tireóide de Lima, defendem que Neymar deva se mudar logo pra Europa. Eles dizem que lá ele desenvolverá melhor seu futebol, porque jogará contra os melhores, e não contra os cus-de-boi que sobraram por aqui.
Eu defendo que ele faça o que quiser. Não vou opinar. Opino, apenas, para que acabem com a sulamericana, pelamordedeus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário