segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Adriano-2012

Meu regime foi pras cucuias. Nas duas primeiras semanas, eu consegui me disciplinar e perdi pouco mais de dois quilos. Ou melhor, desinchei esses pouco mais de dois quilos.


O problema é que logo veio meu aniversário, várias comemorações, várias pisadas na jaca, sobras de pisadas na jaca e acho que eu recuperei o que tinha perdido e ainda acumulei um extra. Ainda não tive coragem de me pesar.


Esse problema da balança é foda. E acomete muitos esportistas de sofá, além de alguns atletas reais. Principalmente em retorno de lesão. Veja o exemplo do Adriano. Ontem ele entrou nos dez, doze minutos finais do jogo do Corinthians contra o Atlético-GO, 3 a 0 pro time paulista, jogo ganho, retomada da liderança depois de um tropeço do Vasco (com uma certa contribuição do árbitro, que não deu um pênalti claro para a equipe cruzmaltina quando estava 1 a 0 pro Inter, mas acho que o Vasco perderia de qualquer forma, porque não jogou nada e mereceu mesmo perder).


Resumindo, tudo era festa no Pacaembu e os mais de 35 mil torcedores estavam felizes e ansiosos, aguardando a estreia do Imperador. Que aconteceu. E serviu pra mostrar que Adriano dificilmente ficará competitivo ainda este ano. Dificilmente mesmo. Ele, que me desculpe a equipe médica do Corinthians, não está três quilinhos acima do peso. Ele está no mínimo, chutando baixo, uns dez quilos acima do peso. Adriano deve estar pesando por volta de 115kg, quando precisaria girar aí em torno de 105kg. Os tais sonhados 98kg, o próprio médico do Corinthians disse que nunca mais.


Adriano é um jogador brigador, mostrou que está com vontade. Mas, infelizmente, está completamente fora de condições. Eu acho até perigoso ele entrar nos próximos jogos, ainda que ganhos, ainda que faltando dez, doze minutos. No lance em que o Ramírez quis ser gentil e dar o gol ao companheiro, ficou claro, claríssimo, que não dá, Adriano vai demorar para entrar minimamente em forma. Simplesmente não dá. Se você acompanhar o lance em câmara lenta, focada no Adriano, dá pra ver um zagueiro do Atlético passando por ele como se fosse uma Ferrari ultrapassando uma jamanta. E isso porque Adriano estava em campo havia dez minutos, enquanto o zagueiro havia jogado noventa. E, normalmente, o arranque de um atacante é superior ao de um zagueiro.


Melhor seria botar a cabeça no lugar, segurar a ansiedade da torcida e não jogar o Adriano nessa fogueira, ainda mais faltando dez rodadas e o time brigando pelo título ponto a ponto com os cariocas Vasco, Flamengo e Botafogo, além do rival São Paulo (Fluminense e Inter ainda com chances). Lembrando que o Corinthians só terá confronto direto, ainda, com o Botafogo, já na quarta-feira. Nem preciso dizer que o Adriano não terá a menor condição de entrar nessa partida que, dificilmente, estará ganha faltando dez minutos.


Meu conselho de esportista de sofá: fazer uma pré-pré-temporada com o Adriano agora, colocando ele para treinar normalmente e participando de uns jogos-treinos. Além disso, fazer com ele um trabalho específico de recuperação de potência muscular, como já tem sido feito. Ao final do ano, pedir pelamordedeus pra ele não abusar muito nas férias e, na pré-temporada, intensificar ainda mais os trabalhos físicos e táticos. Se isso acontecer, acredito que o Adriano estará pronto para ser titular no início do Campeonato Paulista. Para o Brasileirão-2011 só vai colocá-lo em risco de novas lesões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário